Sistemas de Valores em Tecnologias de Saúde Digital
Signo é um projeto de investigação, financiado pela FCT no âmbito do CMU Portugal Exploratory Research Projects Program, que tem como objetivo reunir investigadores em design, interação humano-computador e filosofia, juntamente com pacientes e profissionais de saúde no contexto da oftalmologia para, coletivamente em co-criação, explorar, experimentar, prototipar e testar tecnologia e visualizações de dados que são construídas sobre um conjunto partilhado de valores, e entender de que forma é que esses valores são comunicados.
Na base de todo o design de tecnologias estão valores.
Declaração de Visão e Missão
Na base de todo design de tecnologias estão valores (por exemplo, eficiência, empatia, responsabilidade, transparência), os quais podem ser mais ou menos conspícuos no artefacto desenhado. Na área da saúde, há um número crescente de tecnologias digitais que reunem e exibem os dados dos pacientes, como a monitorização de saúde e o self-tracking. O design de visualizações para esses dados também carrega um conjunto de valores. Quando esses valores — os do design e do conhecimento, e os dos pacientes — não estão alinhados, isso pode levar a uma falta de representação, inclusão ou confiança nos dados.
Ao aplicar métodos de cocriação e exploração participativa, o projeto gerará um conjunto de recomendações e um conjunto de protótipos experimentais, explorando a questão dos valores, cujo propósito é apoiar o design de tecnologias mais úteis e eficazes na área da saúde. Como uma contribuição para a sociedade, essa utilidade deve traduzir-se num design de tecnologias para a saúde mais apropriado, apoiar decisões clínicas, pacientes mais bem informados e, em última análise, uma melhor saúde para todos.
Os valores por trás das decisões de IA devem ser claros e responsáveis.
Objetivos do Projeto
Os resultados esperados do Signo são duplos: 1) identificar como a tecnologia e a apresentação de dados na saúde comunicam sistemas de valores e 2) identificar princípios acionáveis sobre como transmitir sistemas de valores para aplicar no design de tecnologias e na apresentação de dados de saúde.
Para alcançar esses objetivos, abordaremos dois públicos-alvo: especialistas médicos, nomeadamente oftalmologistas, que utilizam ferramentas de apoio à decisão clínica para o diagnóstico de Glaucoma, bem como pacientes com Glaucoma que lidam e interagem com dados de saúde pessoal.