Ricardo Melo (IR)
Ricardo Melo é Investigador Sénior no Fraunhofer Portugal AICOS, que trabalha na equipa de Human-Centred Design (HCD). É também Professor Adjunto Convidado no ISCAP e Professor Assistente Convidado na Universidade do Porto, lecionando sobre temas como design gráfico e de comunicação, gestão de design, desenvolvimento de produtos digitais e design de jogos. Com formação em design de comunicação e multimédia, possui um doutoramento em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, para o qual recebeu uma bolsa da FCT para estudar o valor do acaso em interações digitais. Ricardo é especialista em design de comunicação e interação, bem como em avaliação de tecnologia em contextos da vida real. No Fraunhofer Portugal AICOS, dá formações sobre esses temas a estudantes e profissionais e gere projetos com foco em avaliação de tecnologia, incluindo com públicos não convencionais.
Diana Liebetrau
Diana Liebetrau é Investigadora Júnior no Fraunhofer Portugal AICOS, que trabalha na equipa de Human-Centred Design (HCD). Atualmente, está a terminar o mestrado em Tecnologias da Informação pela Universidade de Cape Town. Antes de ingressar na área da investigação, ocupou cargos em gestão comercial e empreendedorismo. No Fraunhofer Portugal AICOS, está envolvida em atividades de investigação focadas em avaliação de usabilidade e user research no contexto das tecnologias de saúde.
Inês Silva
Inês Silva é investigadora em Design de Interação no Fraunhofer Portugal AICOS, no departamento Human-Centred Design. Possui uma licenciatura em Ciências da Engenharia Informática e um mestrado em Multimédia, especializando-se em tecnologias interativas e jogos digitais, ambos pela Universidade do Porto. Na sua tese, Inês focou-se no design de uma interface de autorrelato de bem-estar mental destinada a trabalhadores de chão de fábrica. Anteriormente, trabalhou como monitora na FEUP e era da direção da associação NCGM na FEUP, liderando iniciativas centradas no design de jogos e na experiência do utilizador. No Fraunhofer Portugal AICOS, Inês contribui para diversos projetos de investigação e participa ativamente em várias atividades de investigação, focadas na melhoria da experiência do utilizador e usabilidade.
Joana Silva
Joana Silva é uma Investigadora em Design que trabalha no grupo de Human-Centred Design no Fraunhofer Portugal AICOS, com uma licenciatura em Design de Comunicação (Escola Superior de Artes e Design, ESAD Matosinhos) e um curso de especialização em Design de Interação, Web e Jogos (Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto). Anteriormente, trabalhou como bolseira de investigação no INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial) e na FEUP (Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto), para desenhar uma série de pequenos jogos eHealth para reabilitação. Atualmente, frequenta o mestrado em Design de Imagem (Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto), para co-criar materiais de investigação em design que promovam experiências lúdicas e corporais como estratégias para apoiar métodos de design participativo com grupos vulneráveis à volta de tópicos sensíveis.
Mariana Pereira
Mariana Pereira é Designer no Fraunhofer Portugal AICOS, na equipa de Human-Centred Design (HCD). Possui uma licenciatura em Design de Comunicação, uma licenciatura em Artes Digitais e Multimédia e uma pós-graduação em Motion Design, pela Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos). Tem especial interesse nos média digitais, desde o design de interfaces/web até ao motion graphics. No Fraunhofer Portugal AICOS, Mariana dá suporte em design a projectos de R&D e à comunicação institucional, ao desenvolver materiais de disseminação numa ampla variedade de suportes/meios.
Sílvia Rêgo
Sílvia Rêgo é Investigadora Clínica especializada em Avaliação de Tecnologias em Saúde, particularmente em saúde digital e dispositivos médicos. Possui formação académica em Enfermagem (Licenciatura pela Escola Superior de Enfermagem do Porto) e em Evidência e Decisão em Saúde (Mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e está atualmente matriculada no Programa de Doutoramento em Investigação Clínica e de Serviços de Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação atuais incluem a validação clínica de dispositivos médicos digitais, modelos de previsão clínica de doenças e endpoints digitais. Trabalhando como cientista no Fraunhofer Portugal AICOS, estes interesses são combinados para trazer novas tecnologias para a prática clínica.
José Meirinhos (Co-IR)
Celeste Pedro
Celeste Pedro é designer de comunicação formada na Faculdade de Belas Artes do Porto, Portugal. A tipografia e o design editorial têm sido, desde então, os seus principais focos. Possui um mestrado em Design e Intermedia pela Universidade de Barcelona e especializou-se em história do livro e paleografia durante a sua investigação de doutoramento sobre a História da Cultura Impressa Portuguesa no Século XVI, financiada pela FCT. Recentemente, foi investigadora pós-doc no projeto "From Data to Wisdom - Philosophizing Data Visualizations in the Middle Ages and Early Modernity (XIII-XVII c.)" no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, onde actualmente continua o seu trabalho em visualização do conhecimento e ontologias digitais.
Irandina Afonso
Irandina Afonso é candidata a doutoramento no Programa de Doutoramento em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Possui uma bolsa de doutoramento (DOI 10.54499/UI/BD/150998/2021) da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no RG Filosofia & Espaço Público do Instituto de Filosofia (Unidade de I&D/FIL/00502). Desde 2023, é Assistente Convidada no Departamento de Filosofia da FLUP. Mestrado (2020) e Licenciatura em Filosofia (2018) pela FLUP. Licenciatura em Medicina Dentária com distinção (2000) pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Os seus domínios de investigação incluem: política identitária contemporânea, subjetividade contemporânea, pensamento social e político, filosofia da cidade e do espaço público, estudos de género não-binário.
João Rebalde
Leandro Ortolan
Leandro Ortolan é licenciado em Filosofia e estudante de Mestrado em Filosofia, e a iniciar a sua candidatura a Doutoramento em 2024. A sua investigação decorre nas áreas da inteligência artificial e questões comportamentais humanas, envolvendo Ética, Ação, Linguagem e as formas de organizações sociais e não só. Em especial, no que toca às classificações ontológicas de todas essas áreas e as suas interconexões, procurando consolidar critérios para uma meta-ontologia que possa traduzir o dinamismo das relações existentes; e aspirar a critérios para um possível modelo relacional que possa servir como referência qualitativa e quantitativa para a determinação de instâncias como, por exemplo, valores no design.
Mário Correia
Sarah Fox
Cella Sum
Franchesca Spektor
Alberto Romele
Investigador no IZEW, Centro Internacional de Ética nas Ciências da Universidade de Tübingen. Foi professor associado de filosofia no Laboratório de Ética (EA 7446) da Universidade Católica de Lille e professor assistente de filosofia contemporânea na Universidade de Borgonha (Dijon, França), investigador pós-doc da FCT na Universidade do Porto e investigador pós-doc no Fonds Ricoeur em Paris. A sua investigação concentra-se na filosofia da tecnologia, com um interesse específico em tecnologias digitais e imaginários tecnológicos.
Jeannette Pols
Professora titular em Ética, Direito e Humanidades Médicas na Amsterdam UMC. Pols estudou Filosofia Social e Psicologia Clínica em Groningen e recebeu o seu doutoramento pela Universidade de Twente por um estudo premiado em ética empírica. Desde 2006, Pols trabalha com a equipa da secção de Ética Médica, do Departamento de Clínica Geral no Centro Médico de Amsterdão. Aqui, estudou o desenvolvimento do teleatendimento nos Países Baixos, estudando etnograficamente de que forma é que os pacientes usam tecnologias de teleatendimento em casa, e os enfermeiros no hospital.
Jaime Snyder
Professora associada na Escola de Informação da Universidade de Washington. A sua investigação concentra-se nos aspetos sociais das práticas visuais no domínio da informação, na materialidade visual e ética, e nos valores no design de representações visuais de informações. Também atua como Professora Assistente Adjunta no Departamento de Design e Engenharia Centrados no Humano da UW. A sua investigação atual tem como objetivo expandir as formas como a criação e o uso de informações visuais são compreendidos e apoiados.
Luísa Ribas
Professora assistente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona Design de Comunicação, com foco na complementaridade entre a média impressa e digital. A sua investigação é dedicada ao estudo de sistemas computacionais como artefactos estéticos, o seu design e experiência, com foco em interatividade e audiovisualidade. Atualmente, é membro do CIEBA, Centro de Pesquisa e Estudos em Belas Artes, e colaboradora do ID +, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura.